Ele tem vários nomes chiclete, goma de mascar, chicles entre outros, mas todo mundo gosta. O chiclete é um dos doces mais velhos do mundo, e a historia dele é um tanto curiosa, era feito da seiva de uma arvore até que foi substituídas por outros materiais ao longo da sua historia, la vai algumas curiosidades sobre o chiclete:
O Chiclete alivia o mau hálito
Com a limpeza superficial que o chicle proporciona, o hálito é favorecido, já que há renovação das células da boca, mas é uma ação momentânea que não serve para todos.
Os Maias já usavam algo parecido muito antes de Cristo
Os Maias, que viveram entre 1000 a.C e 900 d.C., mascavam resinas extraídas da arvore de Yucatán para refrescar o hálito.
O Chiclete na Guerra mundial
Durante a segunda guerra mundial, o produto passou a ser comercializado com o intuito de aliviar o estresse dos civis e soldados dos EUA. Foi no período pós guerra que as vendas do chiclete dispararam.
Chiclete e o período pós guerra
Depois do fim das guerras, os materiais usados na fabricação do chiclete foram substituídos por substancias sintetizadas a partir do refino do petróleo, por causa dos custos de fabricação.
Por que o chiclete gruda na mão mais não gruda na boca ?
Por que, a boca esta sempre molhada e os dedos estão sempre secos, sendo assim os chicles são grudam em partes molhadas como a boca e sim nos dedos e pele pois estão secos.
Chicles sem açúcar
A partir da década de 1960 surgiram os primeiros chicles sem açúcar.
A invenção do chiclete moderno
O inventor Thomas Adams descobriu que aquecendo o chiclete e misturando com sabores, aromatizantes e açucares produziria uma nova goma. Ele percebeu que essa goma era muito melhor que aquelas a base de parafina, por sua mastigação e suavidade. O que fez com essas propriedades ser a melhor escolha.